quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Filme & Música

Atualmente, não é uma coisa fora do comum você ler uma notícia referente a um “Tsunami”, furacões e desastres naturais. Um mercado que explora esse tipo de cenário apocalíptico é o do cinema com filmes como Twister (1996), Armageddon (1998), 2012 (2010) entre outros. 




No filme Twistter a trilha é composta em sua grande maioria por rock, como Van Halen, Tori Amos e Go Go Dolls. Estudos apontam que o rock nesse filme que é de ação, causa uma adrenalina, um tipo de euforia no espectador, até o momento clímax, onde uma balada é tocada, levando a pessoa a comoção, sentindo-se integrante daquele final desfecho.

No filme Armageddon(1998) já é um tipo de descoberta sobre algo que ameaça o planeta. A melhor trilha sonora sem sombras de dúvidas é a desse filme, pois em sua grande maioria são faixas compostas pelo Aerosmith (banda de estilo hard rock que conquistou milhares de fãs pelo mundo). As músicas “Come Together” e “Sweet Emotion” são utilizadas para descrever cenas atípicas para os astronautas, causando uma empatia no telespectador, e as baladas “Leaving On A Jet Plane” e “I Don’t Wanna Miss a Thing” marcam momentos de despedida, como na primeira música, que é a separação do casal apaixonado, e a segunda o momento em que os astronautas salvam o planeta e o pai da protagonista morre. Pelo fato de serem músicas melódicas, elas acabam marcando quem assiste, quase sempre levando-o ao choro.

No filme 2012 a trilha é composta em sua totalidade por músicas orquestrais, demonstrando a revolta da natureza sobre a poluição abusiva do ser humano. É cientificamente comprovado que músicas orquestrais levam o ser humano a reflexão. 

De acordo com pesquisas, quando o filme trata sobre um desastre natural com enfoque em um romance, o rock sempre será o som predominante, demonstrando a luta e a fé das personagens principais. Já em filmes que as catástrofes são “gritantes” a melhor opção é pegar músicas calmas, que apresentem uma certa revolta durante a sua execução em determinadas horas, levando o ser humana para a auto-reflexão.